Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Josué 1:8

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Gnosticismo

O MOVIMENTO GNÓSTICO 

Nos dias de hoje, podemos dizer que um verdadeiro "renascimento" do gnosticismo está acontecendo em vários lugares do mundo, e tal renascimento teve início em 1950, em terras sul-americanas, conduzido por Samael Aun Weor. Em vida, ele escreveu mais de 50 livros sobre filosofia, alquimia, ciência, psicologia, antropologia, religiões e sobre toda a temática gnóstica. Os gnósticos de hojem podem contar com escolas, associações, cursos e centros de prática, já que a maioria das aulas é bem pouco teórica. 

A GNOSE E SUA HISTÓRIA 

A Gnose existe é estudada há muitos séculos, principalmente na Europa e Oriente Médio. Mas só agora o Brasil parece ter interesse em conhecê-la mais a fundo. Há cerca de 4 séculos atrás, em 1769, foram descobertos os primeiros papiros que falam dos gnósticos e de seus fundamentos. 
São 718 folhas em pergaminho, datadas do século IV de nossa era, atribuídas a Valentin, e que em seu conjunto formam O Livro da Fiel Sabedoria, o Pistis-Sophia, escrito em copta-tebano tendo sua primeira tradução para o latim em 1851. Segundo os estudiosos, ele contém textos gnósticos riquíssimos , mostrando com detalhes uma das faces mais enigmáticas dos primeiros séculos de nossa era, já que encerra os segredos da gnose de Alexandria, onde encontramos conceitos de Platão, Zendavesta e Orfismo, entre outros. Muitos anos se passaram desde que o gnosticismo de Alexandria atingisse seu ponto máximo, de cujo momento lembramos apenas do terrível incêndio que destrui milhares de documentos importantes para o correto entendimento de nosso passado cultural. 

Entretanto, mesmo sob a acusação de heresia a Gnose continuou seu caminho, através de sociedades secretas como a dos cátaros, barbelos, alquimistas e rosa-cruzes, entre outros. 

OS ENSINAMENTOS 

Consistem de uma grande variedade de disciplinas esotéricas, todas apresentadas de maneira muito prática. Exercícios são dados o tempo todo durante as aulas, para que o aluno possa entender e assimilar de melhor maneira tais ensinamentos. Alguns dos muitos ensinamentos passados são os seguintes:

- meditação, 
- psicologia esotérica gnóstica, 
- magia sexual, 
- alquimia, 
- yogha, 
- tarot e qabalah, 
- astrologia hermética, entre outros tantos. 
A DOUTRINA DA SÍNTESE 

A Gnose é conhecida como Doutrina da Síntese, visto que reúne os mais importantes aspectos de todas as religiões do passado e presente, não sendo propriedade de grupo algum. É um conhecimento atemporal e perene. Seu principal objetivo é alcançar a auto-realização, sendo definida (dentro da Gnose) como "o desenvolvimento completo e harmonioso de todas as infinitas possibilidades no interior do ser humano". A importância da auto-realização consta da Antiga Advertência, colocada na entrada do oráculo de Delfos:

"Te advirto, quem quer que sejas, 
Oh, tú! Que desejas sondar os Mistérios da Natureza. 
Como esperas encontrar outras excelências, 
Se ignoras as de tua própria casa? 
Em ti, está oculto o tesouro dos tesouros. 
Oh, homem! Conhece a Ti mesmo 
E conhecerás o Universo e os Deuses" 
O ALCANCE DA AUTO-REALIZAÇÃO 

Segundo a Gnose, a auto-realização pode ser alcançada através de três importantes fatores: os três fatores da revolução da consciência. São os seguintes: 

1º fator: O despertar das faculdades e poderes latentes em nosso ser interior, através da transmutação das nossas energias sexuais. União amorosa entre homem e mulher, sem a perda da "jóia seminal", a sagrada energia do Logos. Como diz respeito ao despertas da criação, esse primeiro fator é chamado de Nascimento, ou Nascer. 

2º fator: A descoberta e eliminação de nossos defeitos, elementos que travam nosso progresso espiritual. O segundo fator é chamado de Morte, ou Morrer, porque estamos nosa desligando de tudo o que nos atrapalha e prejudica espiritualmente. 

3º fator: Levar à toda a humanidade (ou aos que buscam) a Chave, a Gnose, ou seja, o Conhecimento Espiritual. Como esse processo lida diretamente com o sacrifício pela humanidade,o terceiro fator é chamado Sacrifício, ou Sacrifício pela Humanidade. 

Esses três fatores formam a base sobre a qual toda a doutrina gnóstica está edificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...